ESCOLAS MUNICIPAIS VIVENCIAM EVENTO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CHÃ GRANDE
quinta, 18 de setembro de 2025
Proposta é apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula e discutir a importância da inclusão na educação
A quadra de esportes da Escola XV de Março foi o pontapé inicial do evento promovido pela Secretaria de Educação nesta quarta-feira (17), com foco na educação inclusiva. Durante os turnos da manhã e tarde, os alunos lotaram as arquibancadas do local para conhecer mais sobre a importância da inclusão no sistema de educação do município, que deve se refletir também na sociedade.
A iniciativa fez parte das comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento foi coordenado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação. A coordenadora Edna Fabrícia participou da programação, trazendo ao público a sua palestra. “É muito importante para a nossa sociedade em geral. Nas escolas a gente trabalha a questão social com nossos alunos. Não existe barreiras e nem diferenças entre eles, e isso faz com que a sociedade esteja mais inclusiva”, comentou Edna. “Chã Grande hoje tem um novo olhar pra educação inclusiva”, complementou.
O professor Tiago Rodrigues, que atua na Escola XV de Março, trouxe ao público a sua experiência de vida. Ele descobriu recentemente que também se enquadra como autista. “A proposta que venho trazer é de que é possível se superar. Quando eu era criança não conseguiria ta aqui falando, mas durante minha vida fui me aperfeiçoando, consigo falar tranquilamente, consigo olhar no olho das pessoas, eu consigo me expressar”, disse o professor.
A professora Rosário Varjal, que também atua no XV de Março, trouxe como proposta o relato de duas ex-alunas da unidade de ensino que, mesmo com as limitações impostas pelas necessidades especiais, conseguiram concluir seus estudos. A profissional de educação é conhecida no município por sua atuação na educação inclusiva. “Há quem diga que eu sou a mãe da educação especial do município. Eu comecei lá atrás. Eu continuo na mesma boa vontade pra fazer o trabalho melhor possível, pra mostrar às pessoas que é importante valorizar o nosso povo, independente do que tenha ou não tenha, dos típicos ou atípicos”, destacou a educadora.
Após o primeiro dia na Escola XV de Março, o evento terá sequência com a apresentação dos trabalhos dos alunos também na Escola João Faustino de Queiroz, nos dois turnos, nesta quinta-feira (18).
Fotos: João Henrique
Parcerias






















Destaques
- PREFEITURA DE GRAVAT...
- PREFEITO SANDRO ADVO...
- O PARTIDO CIDADANIA ...
- CAMPANHA DE ATUALIZA...
- MERCADO DE FARINHA D...
- COM DIVERSÃO GARANT...
- POPULAÇÃO DEIXA Á...
- ALEPE ENTREGA TÍTUL...
- SECRETARIA DE SAÚDE...
- GRAVATÁ PARTICIPA D...
- POLÍCIA RODOVIÁRIA...
- ESPETÁCULO 360º CO...
- COMUNIDADE DA MANGUE...
- MEGA SENA ACUMULA E ...
- CONFIRA O RESULTADO ...
- DATAS COMEMORATIVAS ...
- HOMICÍDIO EM GRAVAT...
- POLÍCIA MILITAR DES...
- POLÍCIA CIVIL PREND...
- PREFEITURA DE GRAVAT...
- UM MOTO FOI RECUPERA...
- EXPOSIÇÃO PROFESSO...
- HOJE, 4 OUTUBRO É D...
- A IMPORTÂNCIA DE ES...
- PERNAMBUCO REGISTRA ...
- ÚLTIMA RODADA DO CH...
- PREFEITURA INICIA CA...
- OPERAÇÃO DA 5ª CI...
- DIGA SIM À VIDA: A ...
- SEMINÁRIO DESTACA B...