CÂMARA APROVA FIM DA “SAIDINHA” DE PRESOS EM FERIADOS
quinta, 21 de março de 2024
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta Quarta Feira (20-Março-2024), o Projeto de Lei que limita a “Saidinha” de Presos.
O Texto vai à Sanção Presidencial.
O Projeto já havia sido aprovado pelos Deputados em Outubro do Ano passado, mas, ao passar pelo Senado, o texto sofreu alterações e, por este motivo, precisou retornar para a Câmara.
O texto foi aprovado em Votação Simbólica pelos Deputados, quando não há registro individual de Votos.
Isso acontece quando há acordo para a votação do projeto e o consenso entre os parlamentares é grande.
O Projeto inicial previa a revogação total da saída de presos, mas foi alterado no Senado para permitir o benefício a detentos que estudam. No entanto, a proposta proíbe a Liberação Temporária de Presos em Datas Comemorativas e Feriados.
Os Deputados acataram as mudanças realizadas no Projeto.
A alteração no texto foi sugerida pelo senador Sergio Moro (União-PR).
Ele propôs que o benefício das “Saidinhas” seja aplicado a Presos em Regime Semiaberto que tenham atividades Educacionais Externas, como Conclusão dos Ensinos Médio e Superior e Cursos Profissionalizantes, se forem cumpridos os Requisitos Legais.
A alteração, no entanto, não se estenderia para quem cometeu Crimes Hediondos ou com grave ameaça.
Atualmente, o Benefício é negado apenas a quem Pratica Crime Hediondo.
O Projeto também estabelece que o Detento só poderá ficar fora do Presídio pelo Tempo necessário para as Atividades Educacionais.
As outras justificativas atualmente aceitas para as saídas Temporárias, visita à Família e Participação em Atividades que concorram para o retorno ao Convívio Social, deixam de existir na Lei.
A saída Temporária é concedida pela Justiça como forma de ressocialização dos Presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do Sistema Prisional.
Atualmente, a Legislação permite o Benefício a Presos do Regime Semiaberto que já tenham cumprido o mínimo de um sexto da Pena, se for primário, e um quarto, se for reincidente. Além disso, é preciso apresentar comportamento adequado.
Os Presos que têm o Benefício podem sair até 5 vezes ao Ano, sem vigilância direta, para visitar a Família, estudar fora da cadeia ou participar de atividades que contribuam para a ressocialização.
Hoje, a Tornozeleira Eletrônica pode ser utilizada para monitoramento das saídas Temporárias do Regime Semiaberto e durante a Prisão Domiciliar.
Parcerias
Destaques
- RESUMO 2025...
- Após São João e C...
- CARRETA DA MULHER PE...
- TARDES NO POLO: FEST...
- EM BREVE A CONCLUSÃ...
- CONVITE DA PARÓQUIA...
- AVISO DE ALERTA ENVI...
- AÇÃO REALIZADA PEL...
- ESTA DEVERIAS SER UM...
- CHÃTOUR REINAUGURA ...
- DIVULGADA A TABELA D...
- A IGREJA CATÓLICA D...
- GRAVATÁ TEM ACOLHE ...
- NA CIDADE DE CHÃ GR...
- MORRE O EX-PREFEITO ...
- COPA DO MUNDO DE 202...
- AUDIÊNCIA PÚBLICA ...
- SHOW DE SHAKIRA, JUS...
- FINAL DA COPA DO MUN...
- MEGA SENA ACUMULA E ...
- CONFIRA O RESULTADO ...
- DATAS COMEMORATIVAS ...
- NESTE SÁBADO (18), ...
- HOJE A FRANÇA E A I...
- COMUNICADO IMPORTANT...
- TERREMOTO DE MAGNITU...
- GRAVATAENSES CONTAM ...
- MORRE AOS 83 ANOS O ...
- PREFEITURA DE CHÃ G...
- ARGENTINA E ESPANHA ...
































