LUZ COM LIBERDADE: CONSUMIDOR VAI PODER ESCOLHER FORNECEDOR DE ENERGIA
sexta, 05 de setembro de 2025
O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou, nesta Terça Feira (02 de Setembro de 2025), a Consulta Pública n° 196 que regulamenta a abertura do mercado de energia elétrica para que todos os consumidores brasileiros, incluindo os residenciais, possam escolher seu fornecedor, como acontece com os serviços de telefonia e internet.
A medida integra o Eixo 2 – Liberdade para o Consumidor, da Medida Provisória nº 1.300/2025, e tem como objetivo ampliar a concorrência no setor, garantindo maior poder de negociação ao usuário e modernizar as opções tarifárias disponíveis.
“A abertura do mercado de energia representa um marco para o setor elétrico Brasileiro.
Agora o consumidor Brasileiro tem liberdade de escolha, mais opções de contratação e maior poder de negociação, sem deixar de garantir segurança no fornecimento e proteção às famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica.
Com essas medidas, estamos modernizando o mercado, promovendo concorrência justa e construindo um sistema mais transparente, equilibrado e sustentável para todos os Brasileiros”, disse o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
A abertura do mercado será acompanhada de medidas regulatórias que visam mitigar riscos às distribuidoras, como a instituição de encargos para compensar custos decorrentes de sobre contratação ou exposição involuntária.
A mudança promove, ainda, um ambiente mais competitivo, transparente e equilibrado para o setor elétrico, no qual todos os consumidores possam ter os mesmos direitos.
A Consulta Pública discute a regulamentação dos prazos em que o consumidor que optar por ser livre possa voltar a ser regulado, a antecedência que deve comunicar a distribuidora de energia elétrica, as questões envoltas à medição e digitalização e a necessidade de campanhas de informação e conscientização direcionadas aos consumidores sobre a abertura do mercado de energia elétrica.
Regulamentação
De forma adicional, a consulta pública discute os termos da regulamentação do Supridor de Última Instância (SUI), com a definição, entre outros, do responsável pela prestação deste serviço, dos consumidores com direito a essa forma de suprimento, das hipóteses em que esse suprimento será obrigatório, do prazo máximo desse suprimento, da dispensa de lastro para a contratação e da forma de cálculo e alocação de custos.
Com essas medidas, o Governo Federal pretende modernizar o setor elétrico, reduzir desigualdades, dar mais poder de escolha ao consumidor e, ao mesmo tempo, assegurar uma distribuição mais equilibrada dos custos e encargos, criando um ambiente sustentável para o desenvolvimento do mercado de energia no Brasil.
Parcerias
Destaques
- RESUMO 2025...
- Após São João e C...
- ESTA DEVERIAS SER UM...
- CHÃTOUR REINAUGURA ...
- DIVULGADA A TABELA D...
- A IGREJA CATÓLICA D...
- GRAVATÁ TEM ACOLHE ...
- NA CIDADE DE CHÃ GR...
- MORRE O EX-PREFEITO ...
- COPA DO MUNDO DE 202...
- AUDIÊNCIA PÚBLICA ...
- SHOW DE SHAKIRA, JUS...
- FINAL DA COPA DO MUN...
- MEGA SENA ACUMULA E ...
- CONFIRA O RESULTADO ...
- DATAS COMEMORATIVAS ...
- NESTE SÁBADO (18), ...
- HOJE A FRANÇA E A I...
- COMUNICADO IMPORTANT...
- TERREMOTO DE MAGNITU...
- GRAVATAENSES CONTAM ...
- TARDES NO POLO: FEST...
- MORRE AOS 83 ANOS O ...
- PREFEITURA DE CHÃ G...
- ARGENTINA E ESPANHA ...
- XVI FESTIVAL VIRTUOS...
- OPERAÇÃO NA ÁREA ...
- NOVO E-TÍTULO GANHA...
- HOMEM DE CHÃ GRANDE...
- LABCLIN DIAGNÓSTICO...
































