VULÇÃO QUE PODERIA CAUSAR TSUNAMI NO NORDESTE ENTRA EM ERUPÇÃO

segunda, 20 de setembro de 2021

Nos últimos Dias, intensificaram-se os sinais de atividade sísmica nas Canárias, comunidade autônoma espanhola, que levou à retirada de animais e de 40 Pessoas com Problemas de Mobilidade.

 

O Vulcão Cumbre entrou em Erupção no início da Tarde, pelas 15h15 horas locais (14h15 GMT), a ilha está sob alerta Amarelo.

 

Várias imagens mostram uma coluna de Fumaça sobre uma Colina, e as Redes Sociais encheram-se de Vídeos, com um deles a captar lava.

 

Os serviços de Emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de 1 Milhão de Pessoas, alertaram as autoridades.

 

Desde Sábado (18),registraram-se mais de Mil abalos, 5 dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela População, em sinal ineqíivoco de movimentos de magma, sucessivamente mais superficiais.

 

A Lava está sendo expelida através de uma fissura na encosta do Vulcão, e a atividade sísmica mantém-se, fazendo temer que a Erupção possa agravar-se.

 

Os avisos de Vulcão seguem um Nível de Risco, subindo do Verde para o Amarelo, Laranja e Vermelho.

 

O atual nível Amarelo implica que os Residentes das Zonas de Risco devem ficar preparados para ser Evacuados.

 

A erupção deste Domingo é a primeira em La Palma desde Outubro de 1971, quando o Vulcão Teneguia expeliu Lava durante 3 Semanas.

 

La Palma, com 85 Mil Habitantes, é uma das 8 Ihas do Arquipélago das Canárias, no seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos.

 

As Canárias estão a 460 Quilômetros da Ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 Quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

 
Desenvolvido por Fábio Belo