UFPE TEM ATRAÍDO CADA VEZ MAIS ALUNOS DE FORA DE PERNAMBUCO

sábado, 09 de fevereiro de 2019

not

Sotaques estão, cada vez mais, fazendo parte de corredores e salas de aula da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com a mobilidade proporcionada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a instituição tem atraído estudantes de fora do Estado, realidade observada também em outras universidades.

ufpe 

Medicina, um dos cursos mais disputados em todo o Brasil, é o destaque. Das 140 vagas ofertadas no câmpus Recife, este ano, apenas 53, o que representa 37,9%, ficaram com jovens pernambucanos (13 de ampla concorrência e 40 cotistas). As 87 restantes, ou 62,1%, foram para vestibulandos de outras unidades da federação. Os dados preliminares são da Pró-reitoria Acadêmica.

 

No ranking de preferência dos estudantes de fora, além de medicina, que ocupa o topo, aparecem oceanografia e cinema, ambos também na capital pernambucana, com 43,48% e 38% das vagas preenchidas, respectivamente, por residentes que não são do Estado. Vale destacar que nesse caso os índices observados são do SISU de 2018. A pró-reitoria ainda não consolidou os indicadores de todas as graduações da seleção de 2019.

 

“Somos uma federação. Do ponto de vista legal, a lei garante igualdade para todos. A UFPE é pública e, portanto, pode ser ocupada por qualquer pessoa, de qualquer lugar. Nossa universidade está entre as 10 melhores do País e a melhor do Norte e Nordeste”, destaca o pró-reitor acadêmico, Paulo Goes.

 

“Em países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, dificilmente o estudante faz universidade na cidade onde mora.

 

A maioria vai pra outros lugares”, observa. Segundo ele, no geral, 80% das vagas da UFPE foram preenchidas por feras do Estado.

 

Fonte: NE10

ESTES ACREDITAM E INVESTEM EM SUA MARCA, E TAMBÉM ACREDITA NO NOSSO TRABALHO

1 apoio portal

pre

1 apoio racco

1 apoio sindicato

1 apoio charme calcado

Redação:“CNM” Central de Notícias do Matuto (0081-19)3 

Para: www.blogdomatuto.com.br  

Reportagem: Matuto “O Repórter do Povo"

Desenvolvido por Fábio Belo